quarta-feira, 31 de março de 2010

Orgulho e Preconceito

Jane Austen: Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, em Steventhon, Hampshire, Inglaterra, sendo a sétima filha do reverendo George Austen, o pároco anglicano local, e de sua esposa Cassandra. Austen jamais se casou apesar de ter ficado noiva. Suas obras retratam de forma irônica a sociedade de sua época. Morreu aos 41 anos em 18 de julho de 1817, a causa provável da morte foi Doença de Addison. Conheci o livro quando vi uma resenha sobre Orgulho e Preconceito e Zumbis no fórum Meia Palavra e como adoro histórias de zumbis (tanto em livros como em filmes) já me interessei pela obra.
Mas por ser baseada em um romance bem famoso da escritora inglesa Jane Austen resolvi conhecer a obra original primeiro. Acontece que me apaixonei pelo livro da Jane Austen e agora repudio qualquer livro que satirize as obras dela, principalmente Orgulho e Preconceito que se tornou meu favorito da autora.


história é a seguinte: Elizabeth Bennet é a 2ª de uma família com 5 filhas, por serem todas mulheres não terão direito sobre a fortuna do pai, que será herdada por um primo muito esquisito, sendo que se não arranjarem bons maridos estarão perdidas e pobres. A irmã mais velha e mais querida de Elizabeth, Jane, é a mais bonita e se enamora de um rapaz rico e simpático que se muda para uma mansão próxima, Mr. Bingley, já Elizabeth sente logo no início grande animosidade pelo amigo do rapaz, Mr. Darcy, que é orgulhoso e não se mistura com as pessoas de classe mais baixa. O filme todo é o confronto do orgulho de um contra o orgulho do outro, mas as cenas de seus encontros faz com que o coração bata mais rápido. Os encontros são sempre repletos de desejo e tensão. Mas apesar do ódio o amor também está presente entre eles e com o desenrolar da história vão se aproximando.
Li o livro de um fôlego só e o filme (2005) não canso de assistir. Tem ainda uma série de tv com Colin Firth (sim, o Darcy de Bridget Jones) no papel do Mr. Darcy que, infelizmente, ainda não assisti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário