segunda-feira, 29 de março de 2010

Gaia - mãe e vida



Gaia - ou Géia ou Ge na mitologia grega Gaia representa a Terra, a Deusa-Mãe primordial, geradora dos Titãs. Mas fora a mitologia, existe a Teoria de Gaia, inicialmente proposta por James E Lovelock, propõe que a Terra na verdade é um organismo vivo, que revida os maus tratos infringidos pelo ser humano, como poluição, desmatamento, assassinato de outros seres vivos, através de catástrofes naturais ou doenças. E acredito que é por isso que estamos sofrendo tantas catástrofes: terremotos, enchentes, nevascas, etc. É só uma forma de Gaia se livrar de nós.
O problema do ser humano é que ele se acha melhor que tudo e todos, mas na verdade somos formiguinhas que pensam que são elefantes. Causando danos nos ecossistemas para construir nossos formigueiros, matando fauna e flora para ocupar o espaço e quando os deselojados tentam recuperar o seu território são assassinados sem dó nem piedade.
Somos pior que ratos, pois não trazemos só uma doença para as outras espécies, mas várias!
Quem se sente tão importante, o centro do universo, experimente deitar na relva, ou o que é mais fácil, no concreto e olhe para o céu, agora imagine você olhando da atmosfera para você mesmo deitado no concreto... você não consegue se ver, porque somos seres pequenos, insignificantes, se sozinhos... mas juntos trazemos grande destruição, da mesma forma que um monte de formigas destrói plantas, casas, erc. Enquanto elefantes vivem de bem com seu ecossistema, sem destruí-lo.
Mas podemos mudar isso, podemos viver de forma diferente, basta apenas querer. Talvez não tenhamos tanta comodidade como temos agora, mas como disse Dumbledore: "por um bem maior".
Eu já comecei. E você?
PS:Quem ler não se sinta ofendido, é apenas minha forma de pensar, o que sinto, mas preucupação com o meio ambiente todos devemos ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário