segunda-feira, 29 de março de 2010

A Menina que Roubava Livros - Marcus Zusak



Me interessei por esse livro de tanto ler no fórum que participo (para quem gosta de ler, esse fórum é impressindível: http://www.meiapalavra.com.br/), comprei um exemplar mas como minha lista de leitura estava enorme (e continua assim) acabei deixando ele de lado. Mas a universidade pediu esse livro como atividade complementar e comecei a ler.

O livro conta a história de Liesel, uma garota que junto com seu irmão, são levados por sua mãe para uma nova família com quem terão de viver a partir de agora, mas somente um dos filhos chegarão à sua nova família, o irmão da menina não aguenta e morre a caminho.

Lá Liesel tem de aprender a conviver com seus novos pais e a saudade de sua mãe e seu irmãozinho. Sua nova mãe não é uma pessoa fácil de se conviver mas seu novo pai é tudo o que a menina sonhou. Ele a ampara em seus momentos mais difíceis e com ele Liesel aprende muitas coisas. A família é pobre e vivem em uma rua onde a situação dos vizinhos não é melhor. Lá ela também conhece seu melhor amigo, e companheiro nos furtos de livros, Rudy e juntos passam a viver muitas aventuras em uma Alemanha perto da derrota mas ainda orgulhosa de sua raça, sentimento esse que não é divido por Liesel e sua fanília, que até mesmo se arriscam para ajudar um judeu.

O diferencial da história é que é contada por ninguém mais ninguém menos do que a própria Morte que se interessa pela menina desde que a viu ao levar a alma de seu irmão e vê-la furtar seu primeiro livro.

Juro que me surpreendi bastante, ao abrí-lo não esperava encontrar um livro tão bem escrito com uma história tão bem contada!

Na verdade os livros são só o pano de fundo para a história do livro, da mesma forma que a 2ª Guerra Mundial, que apesar de estar bem presente na história e influenciar a narrativa não são o principal da história.

A história é sobre Liesel e como a vida era sofrida na Alemanha daquela época, mais para os judeus mas não muito melhor para muito alemães, que não eram nem a favor da Guerra e dos maus tratos aos judeus. Só queriam mesmo era poder seguir suas vidas em frente, sem medo.
E o final é muito emocionante! Li umas 4 vezes as últimas frases!

Quem tiver interesse deve ler imediatamente, é um livro imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário