quarta-feira, 19 de maio de 2010

Virada Cultural 2010 - São Paulo - 15 e 16 de maio

Nesse ano participei da minha primeira Virada Cultural. Morrendo de cansaço por ter trabalhado no sábado pela manhã, mas com vontade suficiente para vencer o sono e aproveitar esse grande evento da cidade.
.
Fui, junto com minha amiga, para o Centro de SP, onde se encontrava a maioria dos eventos. Eu queria ver a luta com sabres de luz de um grupo fã de Star Wars, mas infelizmente cheguei pouco depois da luta ter acabado. Só vi o pessoal pousando para fotos. Tinha 2 Darth Vaders, o Luke, o Anakin, a Princesa Léia e muitos outros. Foi muito divertido ver essas pessoas vestidas assim e ver outras pessoas com um amor tão grande como o meu pela saga do George Lucas.
Depois disso fomos para a VL Mariana. Minha amiga queria ver o filme da Madonna e se encontrar com a amiga dela, e eu fui para dormir. Andamos muito, mesmo, procurando a Cinemateca que fica muito bem escondida.

Terminado o filme, voltamos para o Centro, na PÇ Roosevelt, onde estava a concentração nerd. Lá tinha de tudo do mundo nerd: Colsplay, Harry Potter, RPG, Star Wars, mangás, coisas medievais, etc. Foi o paraíso para mim! Sem contar a PÇ em si, algo meio mórbido, sombria, abandonada (adoro!).

Esperamos a segunda rodada da luta de Sabres de Luz que deveria ocorrer às 4h da manhã de domingo, mas não teve. Resolvemos dar uma volta no Centro, estava meio frio e ficar parada só acentuava isso. Andamos entre vários palcos, desde música eletrônica, um pianista tocando em uma praça (minha amiga não me deixou parar, infelizmente), grupos e mais grupos de pessoas, passamos rapidamente pelo palco de samba e paramos no palco de música brega no Largo do Arouche, uma banda estrangeira se apresentava e ficamos lá até o dia amanhecer. Minha amiga e a amiga dela dançando e eu parada (não gosto de dançar uma música que não faz meu estilo), mas gostei assim mesmo.

Quando amanheceu, eu queria continuar por lá, mas estava muito cansada e minha amiga também. Resolvemos ir embora e só então reparamos em como ficou o lugar: muita bagunça, lixo por toda parte e muita gente largada pelo chão sujo! O metrô estava irreconhecível, imundo!

É legal ter uma festa assim, mas as pessoas têm que ter consciência. Os organizadores tiveram sua dose de culpa também, afinal, lixeiras eram escassas, minha amiga e eu tivemos que rodar muito para encontrar uma lixeira para jogar fora os chicletes, banheiros químicos eram raros.

Apesar de ter havido brigas, assaltos (nem levei meu celular) e até mesmo uma morte, a Virada Cultural é um dos maiores eventos do ano na cidade e espero ir no ano que vem. Espero também que as pessoas se conscientizem mais no ano próximo ano e a festa seja maravilhosa sem sujeira e brigas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário